4 de jul. de 2011

REFLEXÕES DO VIVER

"No dia em que tremerem as guardas da casa, os teus braços,
e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas,
e cessarem os teus moedores da boca, por já serem
poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas;
e os teus lábios, quais portas da rua se fecharem;
no dia em que não puderes falar em alta voz,
te levantares à voz das aves, e todas
as harmonias, filhas da música, te diminuirem;
como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho,
e te embranqueceres, como floresce a amendoeira,
e o gafanhoto te for um peso,
e te perecer o apetite porque vás à casa eterna,
e os pranteadores andem rodeando pela praça;
antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro,
e se quebre o cântaro junto à fonte e se desfaça a roda junto ao poço,
e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu."
[Eclesiaste 12:3 - 7]

Sinto que a velhice se aproxima, inexorável, sem dar tréguas,
quebrando todos os recordes de saúde e força que pensava permanecessem
comigo sempre. Tenho perdido força, massa muscular, e tenho vivido neste
ano tentando equilibrar-me na saúde, pois, a cada exame que me submeto,
o resultado tem me confirmado a exigência de maiores cuidados médicos e atenção.

Não quero aqui tecer um rosário de lamentações,
pois sei que o Senhor Jesus está comigo em todas as circunstâncias,
mas apenas explicar-me porque do meu silêncio por quase dois meses.
Os maiores problemas de saúde iniciarem quando ainda estava
passeando em Orlando (EUA), no final de abril. Aós o retorno,
não pude me me levantar da cama por algum tempo.
Fiz uma cirurgia para retirar nódulos supra-escapulares/cervicais
com objetivo de fazer biópsia.
Resultado: Tuberculose ganglionar.

Começei o tratamento de imediato; o medicamento deixou-me de cama;
mesmo assim, ainda o tomei por três semanas, até que a médica suspendeu,
depois de verificar o exame de sangue com TGA acima de 300 e CPK na estratosfera(estava acima de 4000).
Trocando em miúdos, estou agora com Hepatite Medicamentosa.
Parei o tratamento da TB e agora vou tratar do fígado.
Quando ficar bom do fígado, volto a tratar da TB,
com um medicamento menos danoso para o fígado.

Assim, estamos aproveitando essa trégua, muito boa, por sinal,
para recuperar um pouco as forças desgastadas.
Tenho feito caminhadas, 4 vezes por semana, e exercitado 2 vezes,
no Parque do Idoso.

À época do Eclesiastes, o Pregador, (velhice de Salomão, rei de Israel,
cerca de 935 a.C) ainda não havia as facilidades e desenvolvimento da
medicina de que hoje desfrutamos, que prolongam a utilidade de diversas
partes de nosso corpo; faltavam-lhe dentes, conforme o texto acima,
hoje temos implante de dentes; a vista era turvada, hoje curam-se cataratas, fazem-se diversas cirurgias no olho, com rápido restabelecimento.

Concordo com o Pregador no fato de que a sabedoria é o mais poderoso
recurso humano em contraste com o esforço sem sentido dos tolos
("correr atrás do vento").
Para minimizar o infortúnio e as aflições desta vida, a sabedoria é
o remédio para superar a imprevisibilidade das circunstâncias do viver.

A juventude é breve e preciosa demais para ser desperdiçada com tolices
ou com aquilo que é mal. Deve-se viver cada dia em sua plenitude diante
de Deus, reconhecendo-O, através de Cristo Jesus, como Soberano Senhor
de sua vida e Salvador, ainda nos dias de sua juventude.
Só se alcança o bom viver quando a reverência a Deus é um modo de vida.
Aqueles que não levam Deus e sua vontade a sério estão destinados a uma
vida fútil e sem sentido.
A vida nunca espera pela solução de todos os problemas.
Mas ela terá um sentido todo especial, se olharmos,
não para o que está "debaixo do sol" ,
e, sim, olharmos para Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.

"LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIA DA TUA MOCIDADE,
antes que venham os maus dias,
e cheguem os anos dos quais dirás:
Não tenho neles prazer;"
[Eclesiastes 12:1]

NOTA: GRIFOS NOSSOS.

Um comentário:

  1. Pastor Eloílson,

    emocionante e profundo.
    Deus em sua bondade e graça subtrai as forças, mas conduz à sendas da sabedoria.
    Estimo sua melhora, bem como de sua Amada (e amável) Ada.
    Sempre que leio os seus textos agradeço ao Santo o privilégio de ter compartilhado - como aluno e ouvinte - as grandezas do Senhor... a Ele honra louvor e glória para todo sempre.

    Paulo e Glória Brasil

    ResponderExcluir