14 de jul. de 2010

MEDO DO ESCURO

A escuridão apavora-me. Ainda tenho receio, não tanto enquanto criança.
Certo dia meu padrasto acompanhou-me até à descida do morro onde morávamos. Dali eu iria sozinho. Ele voltaria. Eu iria até à paróquia local onde me reuniria a outras crianças que iriam acampar. Quando me senti só, sem a proteção dele, vi que o caminho era escuro, apesar de perto, não havia postes de luz naquele trecho ainda, o pavor retraíu-me e, num ímpeto, voltei desesperado. Subi o morro correndo, nunca havia feito tal façanha, alcançando meu padrasto ao final da subida. Sem fala, botando os bofes pela boca, enquanto ele ria de meu medo, ria de minha inocência. Em vez de apoio, tive gozação, em vez de conforto, desamor. A amargura nascia em meu coração. Tinha apenas dez anos. Voltamos para casa. Daquela vez não fui acampar com os escoteiros da paróquia.
Éramos pobres, não tínhamos luz elétrica em casa. A luz do lampião ou da lamparina alumiava os tres cômodos, lançando sombras bruxuleantes, que pareciam monstros prontos a me agredirem.Encolhia-me, qual molusco em sua concha, puxando as bordas da rede, fechando o campo de visão, fugindo do improvável ataque das sombras-monstro. Dormia com meus medos, tinha pesadelos, galgados a encantadores sonhos, voando para longe, sobre o mar, encontrando a paz. A invasão da claridade solar dava início a um novo dia. Acordava feliz, a esperança crescia.
Fui abduzido para uma nova dimensão na idade adulta, houve uma introspecção dos medos, carrego-os comigo, agora. Medo do conhecimento que não tenho, do desconhecido que não explorei, das ciências que não conheço ou não estudei, das mentes brilhantes, dos bem sucedidos financeiramente, da infinitude de nossas mentes, da inveja dos outros, do meu orgulho, da minha falta de humildade, de ser rejeitado e, principalmente, de não refletir o amor de Deus, por causa de minhas fraquezas.
Nessa faceta de exemplo de vida, a segurança fui encontrar no paradoxo ''sombra-luz'',no qual não há medo, porém, conhecimento, controle mental, físico, espiritual e, sobretudo, amor. É como fala o apóstolo João:''No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo.''(Bíblia.I Jo.4.18).
Assim, passei a ser guiado pela luz de Cristo. Observe o que o mesmo apóstolo relata sobre Jesus,dizendo:''Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida''(Bíblia.João 8.12). Daí, seguir a jesus resolve a segunda parte do paradoxo, tenho luz. A primeira parte, sombra, achei no Deus que tudo vê, tudo sabe, tudo controla, é o perfeito abrigo. Veja no conhecido Salmo 91:V.1b...''descança à sombra do onipotente''...V.5a...''não te assustarás do terror noturno''...V.6a...''nem da peste que se propaga nas trevas''...V.12b...''para não tropeçares nalguma pedra''...V.15b...''na sua angústia estarei com ele''...V.16b...''e lhe mostrarei a minha salvação''.
Os medos estão agora sob o controle de Deus. Tenho paz, e muita.
Você também pode afastar seus medos. A regra é simples: medo para Deus,
paz para o coração
''Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus'' (Bíblia.Filipenses 4:6,7).

Eloilson
Manaus(AM), 13/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário