12 de jul. de 2010

UM JOVEM DE VALOR

Certa vez conheci um baiano. Desses que a gente diz: Êta, baiano arretado! Pessoa que não tem nada a ver com aquela fama de preguiçoso, de desligado da realidade. Não me consta que ele jogue capoeira ou que seja frequentqdor do Mercado Modelo.
À primeira vista, salta-nos aos olhos sua extrema magreza, parece um cabide carregando uma camisa e uma calça. Seu rosto fino abre um largo sorriso à simples saudação, destacando mais dentes que rosto, revelando um coração bondoso, desses que não tem inveja do sucesso dos amigos ou de qualquer outra pessoa.
Está sempre de bom humor, é como o vejo. Diz coisas engraçadas, ri da vida, faz piadas com os fatos do cotidiano. Lembram-se da época da eleição do Papa João Paulo II? Pois esse moço dizia que tinha lançado sua candidatura, estava procurando apoio junto às bases (nós!) para que os prelados o escolhessem como o novo papa. Pode?! E não é só! Depois da eleição de João Paulo II, ele dizia que perdera a eleição porque houve fraude na apuração dos votos, porém não iria desistir. Após a morte de João Paulo II, ele candidatar-se-ia outra vez. Olha só! Essas e outras estórias demonstram o alto ''astral'' em que vive esse moço.
Enquanto aqui em nossa cidade, nã0 tenho notícia de que ele teria namorada(s). Não foi por falta de candidatas. Não dá p'ra dizer que ele é um rapaz bonito, no entanto, sua simpatia tem atraído olhares e joguinhos de sedução. Ele não percebe ou finge que não. Até onde sei, continua incólume ás investidas. Ou, então, é fiel a alguém que nunca vimos, ou simplesmente não quis que soubêssemos de seus amores passados. Mistério a ser desvendado ainda.
Ele é religioso. Frequentava a mesma igreja que assistia. Fiel ao Senhor. Seu testemunho fora dos muros da igreja é sempre o mesmo, impecável. Nunca o ouvi dizendo palavrão, nem um ''pô''.
Talvez, por isso, o pastor da igreja o tenha convidado para ser o professor dos jovens. concordo, foi ótima escolha. Até nós (eu, esposa,filho e nora) assistíamos na classe dos jovens, apesar da nossa idade, pois ele ensina muito bem.
Também venho acompanhando sua trajetória de estudos. Ele é um cientista na área de biologia. graduou-se, fez mestrado e doutorado. Tem sido pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Fez diversas publicações em revistas nacionais e internacionais. Esse rapaz vai longe.
O nível de seus estudos é altissimo. Uma vez li um relatório sobre um estudo do caule, o tronco da árvore, algo específico, que ele chamava de ''fuste''. Eram dados estatísticos, medidas, números, ocorrências, tudo bem fundamentado, relatado dentro das normas técnicas oficiais. Resultado: Não entendi ''bulhufas''. Mas, gostei da apresentação, da linguagem, da forma literária, do seu conhecimento, muitíssimo acima de minha ignorância na área.
Um rapaz simples, humilde, dando-me uma lição de vida pelo modo de portar-se, de falar, de respeitar, de temer e servir a Deus sincera e voluntariamente, mostrando que grandiosidade está nas coisas mínimas, demonstrando, pelo que ele é, que ''o temor a Deus é o princípio da sabedoria''.
Agradecemos a Deus pela consideração que esse rapaz tem por mim e por minha família e pelo apreço que temos para com ele.
Seu nome é Euler.

Manaus(AM), março de 2008
Eloilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário