20 de jul. de 2010

PROJETO DE VIDA (OU A BUSCA DA MULHER I DEAL)

''Mulher virtuosa, quem a achará?
O seu valor muito excede o de fina jóias.
O coração do seu marido confia nela, enão haverá falta de ganho.
Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.''

''A força e a dignidade são os seus vestidos,e, quanto ao dia de amanhã,
não tem preocupações.
Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.
Atende ao bom andamento da casa e não come o pão da preguiça.
Levantan-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo;
Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.
Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor,
essa será louvada.''
(Bíblia.Provérbios 31:10-12; 25-30).


Adolescente. Instintos animalescos despertavam sua sexualidade. Olhava, com redobrado interesse, para figuras e fotos de nulheres em revistas. Se vestidas, imaginava-as sem roupas, se semi-nuas,admirava-lhes as formas, se nuas, era o êxtase.
Mãos ásperas machucavam a virilidade em transformação. Depois, vinha o remorso, progredindo para o arrependimento. Nunca mais faria aquilo. Pedia perdão a Deus e a anjos aos quais envergonhara. Esquecido o fato, consciência cauterizada, lá estava todo processo imundo a machucar mais uma vez aquela vida em formação.
A juventude trouxe renovados interesses. As paqueras substituiram aquela fraqueza solitária. Havia várias moças sedentas que sorveram os desejos juvenis, satisfazendo com melhor performance a saciedade dantes a lhe consumir. As mãos úteis na solidão de outrora beneficiavam agora parceiras de igual carência, recebendo fartura daquele carinho almejado, em retribuição.
Não poderia continuar nesse estado. Adviriam sérios problemas.
A presença de Deus marcou sua vida. E Sabe-se, conviver com Deus afasta os males.
Os namoros ficaram mais controlados, quase platônicos. A busca da mulher ideal, melhor que a ''Amélia'', passou a ser uma obsessão. Descobriu a idéia de mulher virtuosa no livro de Provérbios (V.acima), passando a confirmar seus novos conceitos de que casaria com aquela adaptada à assertiva bíblica.
Porém, a cada experiência, uma desilusão, a cada encontro, um desencontro. Ciumentas,
briguentas, rixosas, impacientes. Quando boa gente, era feia; quando bonita, sem pudor, sem-vergonhas. Nenhuma dessas o encorajava. Por iso, os namoros não passavam de um mes, apenas tempo suficiente para desvendar a personalidade e cair fora.
Cultura em constante crescimento, tornou-se professor antes de findar sua segunda década neste mundo, uma criança para cargo de tão alta responsabilidade. Mesmo desestimulado, o diretor da escola decidiu investir naquela vida. Estava certo. Foram nove anos como professor de matemática e língua portuguesa, incluídos também os períodos em outras escolas.
Naquela escola havia uma professora diferente. Para ele,a primeira vez no magistério.
Ela, já experiente, estava vindo de outro Estado. Ele a viu e a amou. Sabia que casaria com ela. Não desgrudaria mais daquele rosto lindo, olhos indagadores, amendoados. Era, sim, diferente, chamava atenção. Roupa discreta. Modos recatados.
A personalidade firme. Servil, porém, senhora da situação. Alegre e séria, vassala e soberana de si mesma. O tempo mostraria outras qualidades, igualmente virtuosas.
Não deu outra, dois anos após esse primeiro contato, casaram-se. Tres lindos filhos, dois homens e uma mulher. Hoje já passados quarenta anos desde o primeiro contato, ainda namoram e brincam como duas crianças. Felizes, mesmo nas aflições.
A bondade de Deus a eles concedeu essa bênção. Aquele adolescente, hoje um senhor sexagenário, sente-se muito grato por ser feliz com sua esposa e por seus dois excelentes filhos e sua filha maravilhosa, seu genro e sua noras, seus quatro netinhos e duas netinhas.
Não importa quão negro, difícil ou vergonhoso seja o nosso passado, quando reconhecemos, hoje, que Deus é soberano e conduz a história para o bem daqueles que O amam e são chamados segundo o propósito Dele (V.abaixo). Vale a pena reconhecê-Lo. Vá a Ele também. Não decepcionará, garantimos.
Investir em Deus é depósito para uma vida frutífera, próspera, plena do conhecimento e da graça de Deus. Os mais íntimos desejos serão satisfeitos dentro da família, no convívio do lar, no amor da esposa e dos filhos.

Eloilson, 12/09/2006

''Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.''(Bíblia.Romanos 8:28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário